A crioterapia é a utilização do frio com fins terapêuticos. É conhecida também como terapia por frio. A crioterapia é indicada nos casos de controle da inflamação, controle do edema, controle da dor, diminuição do espasmo muscular e facilitação da contração muscular.

Essa terapia possui diversas aplicações, entre elas: bolsas de gelo, imersão em água gelada e os sprays muito utilizados nos esportes.

O tempo de aplicação varia de acordo com a área e tamanho da lesão, mas em geral são usados cerca de 20 minutos de terapia. Em grandes porções musculares a crioterapia pode ser aplicada até em 40 minutos.

 

A fisiologia (ciência) dessa terapia consiste em:

- Diminuição da condução elétrica nervosa gerando alguns benefícios como analgesia (diminuição da dor);

- Redução do edema (impede que o inchaço se instale após uma lesão imediata);

- Redução dos efeitos da hipoxia secundária: quando temos uma lesão tecidual, uma pancada por exemplo, há naquele local, células que são destruídas pela lesão chamadas de hipóxia; o corpo ao tentar reparar essa lesão, acaba destruindo as células que estão perto das lesadas e a esse fenômeno damos o nome de hipóxia secundária;

- É um excelente estimulador e dessensibilizador: podemos usar o gelo para estimular uma área paralisada ou com hiper ou hiposensibilidade a fim de restabelecer a sensibilidade próxima do normal naquela região. Esse efeito de dessensibilização é muito usado em amputações a fim de diminuir a “dor em membro fantasma”. Isso ocorre devido à hipersensibilidade causada pela ligação de várias terminações nervosas que foram descontinuadas em um determinado ponto do membro. A estimulação pelo gelo ajuda que as fibras nervosas parem de enviar impulsos elétricos de forma exacerbada. Ou seja, ajuda a diminuir a condução do impulso nervoso, para que as informações cheguem “bagunçadas” ao cérebro, diminuindo esse efeito “doloroso”.

O universo de pesquisas que envolve essa terapia hoje é muito amplo com relação a alguns anos atrás e vem derrubado alguns mitos.

É mito dizer que se fica gripado quando se usa crioterapia no ombro ou pés. Pelo contrário, para uma torção de tornozelo o protocolo de criocinética (combinação de gelo e exercício) é excelente, garantindo uma boa recuperação em pouco tempo.

É mito dizer que em uma contusão (contração em um determinado ponto causando dores) o melhor é o uso do calor. A terapia por frio tem seu efeito de relaxamento muscular comprovado em literatura, e é muito eficaz a sua aplicação nesse tipo de lesão.

Outro mito é que a crioterapia só é usada em esportistas. A modalidade é utilizada em todas as pessoas, sejam elas atletas ou não, desde que não tenha nenhuma restrição fisiológica para o seu uso. Um grande exemplo é o uso popular da “faca de metal na testa para não criar “galo”, como dizia a vovó, isso porque o metal é frio e não é isolante térmico, com isso mantém a temperatura fria retirando o calor do local. Por isso a vovó já fazia crioterapia sem saber.

 

Contraindicação

Como toda terapia, tem seu efeito contraindicado: o gelo não deve ser usado por pessoas alérgicas a ele e por pessoas que apresentem o fenômeno de Rainaud. Por exemplo, em dias frios pode mudar um pouco a cor das mãos, como uma típica resposta fisiológica, resultante de uma menor quantidade de sangue nas mãos e pés.

POSTADO POR: Administrador ÀS 13:29


MARCADORES: Procedimento

 

O que é o botox?

A toxina botulínica popularmente conhecida como botox é uma toxina produzida por uma bactéria chamada Clostridium botulinum. É a mesma bactéria causadora da doença botulismo, mas a toxina botulínica industrializada é purificada e usada em doses que não causam a doença. 

 

Como promove o efeito tensor sob a pele, o uso estético da toxina botulínica se dá em geral, principalmente para suavizar rugas e linhas de expressão na região da face. 
 

Os órgãos de vigilância sanitária determinam as possibilidades de utilização desta substância para diferentes situações em cada país. Aprovado pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) em 1992, o botox tornou-se a primeira toxina botulínica registrada no Brasil e, desde então, tem recebido um número progressivo de indicações estéticas e terapêuticas, como no uso do tratamento para a hiperidrose.

 

Indicações do botox

 

O botox para uso estético é indicado para suavizar as rugas e linhas de expressão do rosto. Entre as linhas tratadas estão as rugas da testa, a glabela (espaço entre as sobrancelhas) e, os pés de galinha, rugas que se formam na região dos olhos. Para sulcos ao redor dos lábios, entre eles o famoso bigode chinês - linha que se forma entre o nariz e o canto da boca - o mais recomendado é o preenchimento facial, pois é uma região de bastante movimento e traz resultados melhores.

 

A principal motivação para este tratamento estético é o incômodo gerado pelas rugas ao paciente. Em comparação com cremes para rugas e linhas de expressão, o botox costuma trazer resultados mais visíveis. No entanto, a indicação do botox depende de avaliação médica individualizada.

 

Ação do botox

 

As rugas são causadas por diversos fatores: exposição solar inadequada, má alimentação e tabagismo são alguns deles. Mas o fator imprescindível para seu aparecimento é a contração natural dos músculos do rosto, são as chamadas linhas de expressão. Por exemplo: muitas pessoas tem o hábito de franzir a testa ao se expressar, mas com o passar do tempo essa contração dos músculos da região gera vincos horizontais na pele. O mesmo acontece com as rugas ao redor dos olhos - resultado da tensão gerada quando sorrimos ou forçamos a vista, por exemplo. 
 

Quando é injetada nessas rugas, a toxina botulínica age como um bloqueador neuromuscular, ou seja, bloqueando a transmissão de estímulos dos neurônios para os músculos, impedindo, parcial ou totalmente, a contração muscular. "Esse bloqueio apesar de ser irreversível é temporário, pois o organismo trata de construir novas vias de transmissão depois de algum tempo", explica o dermatologista João Paulo Junqueira Magalhães Afonso, do Complexo Hospitalar Edmundo Vasconcelos. 
 

No caso das linhas de expressão, o benefício se dá de duas maneiras: 

1 - De forma preventiva: como a contração muscular é paralisada não haverá a formação de rugas pela movimentação muscular na área em que foi aplicado o botox. 

2 - De forma reparativa: como o botox tira a tensão da musculatura, as rugas, causadas por esses músculos, são amenizadas.

 

Pré-requisitos para a aplicação do botox

 

É recomendado que o botox seja feito a partir dos 25 anos de idade, no entanto poucas mulheres dessa faixa etária se incomodam com as rugas.

 

Como é feita a aplicação do botox

 

A toxina é injetável - aplicada na terminação nervosa da região de tratamento - e geralmente se utilizam anestésicos tópicos antes da aplicação, o máximo que se sente são pequenas picadinhas de agulha. O procedimento não deixa cicatriz. Como os efeitos passam totalmente após alguns meses, fazem-se necessárias novas aplicações para que seja mantido o resultado. Nenhum cuidado específico é necessário antes ou após a realização do procedimento.

POSTADO POR: Administrador ÀS 13:27


MARCADORES: Procedimento

 

A hidratação da pele é fundamental para mantermos a aparência jovem. E o que tem dado o que falar nos últimos Congressos de Dermatologia é o conceito Skin Booster. Ou seja, o uso do ácido hialurônico injetável em diversos pontos da pele de forma a hidratar de uma maneira mais uniforme.

 

O ácido hialurônico tem a capacidade de puxar água, o que dará um melhor turgor, além de estimular a produção de novas fibras de colágeno. Entre os produtos para este fim estão o Restylane Vital e o Mesolis. Ambos são mais fluidos e vão hidratar a derme, o que poderá atenuar rugas e marcas finas de expressão. Eles podem ser usados no rosto, pescoço, colo e dorso das mãos.

 

Nas mãos, por exemplo, eles atuam melhorando o aspecto envelhecido e emagrecido. A partir dos 40 anos, a aplicação passa a ter um efeito de preenchimento secundário, enquanto que nas mãos jovens proporciona maior definição e volume às mãos.

 

Assim, vimos que os preenchimentos hoje em dia têm diversas funções: podem ser usados para estimular colágeno (Sculptra), preencher celulites (Perlane e Macrolane) e hidratar a pele (Restylane Vital e Mesolis). Além, é claro, dos utilizados para dar mais volume.

POSTADO POR: Administrador ÀS 13:35


MARCADORES: Procedimento

 

Um dia é pouco para homenagear a mulher mais importante da nossa vida, então, para ela, todo o mês de maio! O Espaço Derma convida todas vocês a participar do nosso curso de maquiagem no dia 31 de Maio. Para recebê-las, um café da manhã delícia para começar o sábado cheio de energia. As vagas são limitas, então reserve já a sua: 62 3932-8717 / 9906-8717. Chame suas amigas e leve as mamães para esse delicioso encontro, porque sempre é bom aprender mais alguma coisinha para ficar mais bonita. Te esperamos lá! 

POSTADO POR: Administrador ÀS 14:01


MARCADORES: Convite

Categoria
  • - Beneficio do alimento
  • - exercicios
  • - dieta
  • - Serviços
  • - Saiba Mais
  • - Procedimento
  • - Receitas
  • - Convite
  • - Depilação Definitiva
  • - Rejuvenescimento
  • - Promoções
  • - REDUÇÃO DE MEDIDAS
Espaço Derma
no Facebook
HORÁRIOS DE ATENDIMENTOS

08h às 12h/ 14h às 19h

 

Goiânia

Av. T-63, Edifício New World - Salas 915 e 916

62. 3932.8717 | 8121.9424
espacodermagyn@gmail.com